Perfil

Distribuição Geográfica: África Ocidental, Nigéria e os Camarões
Temperatura da água: 20 - 30 ° C
pH: 6.5 - 8Epiplatis dageti
Tamanho Adulto: 7 centímetros
Características: Eles são fáceis de alimentar e podem ser treinados para comer ração. Apreciam quase todos os tipos de minhocas e larvas ou mesmo peixes menores, que possam ser tragados pela sua boca exageradamente grande para seu tamanho. Seus hábitos de caça na superfície fizeram com que ele desenvolvesse uma excepcional capacidade de distinguir mudanças na luminosidade incidente na água. Ele está sempre preocupado com riscos vindos de cima. É mais fácil capturá-los se a rede vier por baixo. Os machos podem se tornar agressivos em períodos de desova.


Alimentação: Melhores resultados com alimentos vivos, mas aceita granulado.

Reprodução: incubação seca de cerca de 3 semanas a um mês, ou incubação molhada de 12 a 21 dias.

Criação

Ainda que o ambiente ideal para manutenção presuma um aquário plantado, os criadores utilizam apenas bruxinhas, pois que em ambiente mais "natural" muitos ovos e filhotes seriam alimento para os adultos. Os filhotes podem ser incubados em um recipiente próprio, para assegurar maior taxa de sobrevivência.

 

Eleve a temperatura para 24 a 26° C.

 

Bem alimentados, os pais normalmente não danificam os ovos. Você pode manter os pais por aproximadamente 10 dias após os ovos serem depositados, pois eles necessitam de 12 a 14 dias para os primeiros filhotes emergirem.

 

Assim, uma rotina de troca semanal de bruxinhas é coerente.

 

Os filhotes não devem ser alimentados até que consumam o saco vitelino. Um bom alimento inicial são as artêmias salinas recém eclodidas.