Perfil

Origem: Pântanos, pequenos riachos, poças e partes calmas e pantanosas de lugares baixos na beira dos rios na floresta úmida e floresta secundária da área costeira no Sul do Benin, através do Sul da Nigéria até ao Sudeste dos Camarões. 

Temperatura da água: 21 - 24° CAphyosemion calliurum

pH: 5.5 - 7.0(6.2)

dH 2-10 (4)

Tamanho Adulto: até 5 centímetros. Os machos são mais coloridos, com nadadeiras mais alongadas, e são um pouco maiores.

Características:Com o tempo, aproxima-se para receber comida. Excepcionalmente belo, colorido. Como todos os killies, salta. Pode ser o "primeiro killie" para quem estiver iniciando com eles. O Aphyosemion calliurum é um dos desovadores em plantas mais fácil do gênero e pode ser recomendado a killiófilos iniciantes. A reprodução pode ser feita num pequeno aquário com uma bruxinha. É preferível recolher os ovos e colocá-los num recipiente à parte onde se desenvolvem em cerca de 10-20 dias. Com tratamento e alimentação adequados os alevinos crescem com rapidez atingindo a maturidade sexual com cerca de 4 meses.

 

Aquário: tanques com 20 litros podem ser utilizados para um casal. Coloque troncos, raízes, musgo de java para que sirvam de esconderijo. A tampa deve ser bem ajustada, pois eles saltam.

Aphyosemion calliurum

 

 

 

Alimentação:Melhores resultados com alimentos vivos, mas aceita ração. Artêmia, tubifex, enquitréias, larva do besouro do amendoim, dafnia (pulga de água), drosophilas (mosca da fruta), bloodworms, alimentos congelados.

Reprodução: O Aphyosemion calliurum é um peixe ovíparo de fácil reprodução. Melhor se o pH estiver entre 6.2 e 6.8, dureza de 2 a 6 dH e temperatura no intervalo 23-25.

 

Fêmeas separadas dos machos por uma semana irão frequentemente dispensar mais de 50 ovos em poucas horas, quando colocadas em um aquário pequeno com um macho. Sem dúvida, a desova de fêmeas separadas por uma semana se demonstra superior a qualquer outro método de cruzamento, conforme Schell.

 

Os ovos devem ser depositados em recipientes contendo a mesma água dos pais. Poderá ou não conter a mistura de azul de metileno