Modelo

O padrão representa o ideal, inatingível, que todo o criador sério deve ter como alvo de seus esforços de reprodução. No Brasil, em que o Clube dos Criadores de Guppies é filiado à IFGA, International Fancy Guppy Association, sediada nos Estados Unidos da América, é esta quem o estabelece.

Dimensões

O padrão determina as dimensões ideais do guppy, conforme o tipo, tal como:

guppy delta tail

 

Como se vê, o guppy macho com cauda em delta deve ter a nadadeira dorsal na proporção de uma unidade de largura para três unidades de comprimento.

 

O comprimento do corpo deve ser da mesma proporção que o da cauda, sendo o ideal que tenham, cada um, uma polegada e um quarto, o que corresponde a um pouco mais de três centímetros. Nota-se que há uma superposição entre a inserção da cauda e o final do corpo, de tal modo que o comprimento total ideal do guppy, neste caso, é de 2,25 " ou seja, de 5 centímetros e meio. O padrão define, também a abertura da cauda, em graus, que pode variar entre 55 e 75 graus.

 

O PADRÃO DO GUPPY DELTA (íntegra do IFGA Judging Book)

Corpo: a razão entre a caudal e o corpo deve ser de um para um (1:1). As proporções do pedúnculo caudal devem serComo medir o tamanho do guppy de 3 unidades de comprimento para 2 unidades de altura. O corpo deve ser bem roliço e sem proeminência ou achatado na cabeça.

 

Nadadeira dorsal: a nadadeira dorsal terá a forma de um paralelograma, com uma proporção de 3 unidades de comprimento por 1 unidade de altura, e portada ereta.

 

Nadadeira caudal: a nadadeira caudal deve formar um triângulo a partir do pedúnculo caudal, com uma abertura entre 55 a 75 graus, sendo ideal de 60 a 70 graus. A borda posterior dessa nadadeira deve ser lisa ou franjada não franzida ou ondulada. Ela deve ser mantida aberta e carregada ereta todo o tempo. O ângulo caudal é determinado pelo ângulo formado pela extremidade da cauda no corpo. Raios que estejam faltando ou que se projetem além desse ângulo devem ter pontos deduzidos da forma da caudal.

 

Cor: a dorsal, a caudal e o corpo devem ser da mesma cor. Cores mais intensas com boa densidade são melhores do que cores claras.

 

Cauda delta: a figura mostra o método utilizado para medir o comprimento do corpo e a nadadeira caudal, para obter a proporção ótima. A figura mostra o paralelograma superimposto sobre a nadadeira dorsal e um triângulo sobre a caudal que se projeta do pedúnculo.

 

GUPPY VÉU

 

Já no que respeita ao guppy com cauda em véu, as proporções são diferentes.

padrão do guppy veu

O tamanho ideal do corpo é o mesmo, mas o tamanho das nadadeiras dorsais será maior, na proporção de uma unidade de altura para quatro de comprimento. A amplitude das nadadeiras também é menor, com angulação mais discreta.

Pontuação

Além disso, ele define os pesos dos atributos a serem analisados em cada exemplar, diferenciando entre machos e fêmeas.

Na página relativa a Exposições, neste site, há tabela que mostra o esquema de pontuação determinado pelo maior ou menor atendimento ao padrão.

 

Nessa página poderão verificar, por exemplo, que o corpo tem mais valor para as fêmeas, enquanto que a dorsal tem mais valor para os machos.