Introdução

Filhotes de guppy começaAlevino de guppym a nadar quase que imediatamente após o nascimento. Podem comer náuplios de artêmia no primeiro dia, e todos os bons criadores lhes fornecem esse alimento ao longo do primeiro mês, pelo menos uma vez por dia, sendo preferível duas. Além dele, uma boa ração em pó para alevinos deve ser ministrada, de modo a totalizar quatro refeições diárias.

 

A tabela ao lado pode servir como parâmetro para acompanhar o crescimento, desde que se considere que é meramete exemplificativa pois há diferenças naturais entre diferentes variedades.

Frequência

Há quem os alimente seis ou mais vezes, mas o trabalho adicional não compensa a aceleração do crescimento. Além disso, é preciso cosiderar que a carga maior de alimento representa um fator de poluição potencial da água e, assim, de comprometimento do desenvolvimento. A frequência de alimentação, portanto, precisa ser coerente com a disponibilidade de tempo para manejo, sifonagem, limpeza, etc.

 

Microvermes, duas ou três vezes por semana, são um brinde proveitoso. Gema de ovo cozido é um bom alimento para os filhotes muito pequenos, embora tenha a desvantagem de sujar a água. Simplesmente coloque a gema em um coador plástico e a amasse com uma colher. Assim, você vai ter uma pasta, da qual pode fornecer pequenas quantidades aos peixes.

Proteínas

A tendência de todo o iniciante é buscar rações que contenham o máximo teor de proteína. Paradoxalmente, percentuais superiores a 30 ou 32 % podem reduzir a taxa de crescimento, em virtude da energia gasta para digerir o excesso.

 

Essa é uma informação técnica, com base científica, fornecida por pesquisadores acadêmicos.

 

Apesar disso, boa parte dos criadores de sucesso também utiliza rações de alta concentração proteíca. Assim, temos que nos fundamentar no conselho que é praticamente geral entre esses bons criadores, de que cada um, perante a sua estrutura e montagem, deve testar o que resulta melhor para si.