Introdução

Criação seletiva de guppies é um hobby desafiante. A partir de exemplares imperfeitos, pois que o padrão sempre apresentará um modelo ideal, inatingível, o criador busca sucessivas aproximações, mediante aprimoramento genético de fatores determinados.anatomia guppy

A exposição é o momento em que o criador verifica a magnitude do seu sucesso. Nela criadores experientes e habilitados irão julgar os exemplares de forma profunda, valorizando ou penalizando as características que apresente, dentro de uma escala de valores. Ao final, os exemplares ou grupos de exemplares serão classificados, dos melhores para os menos dotados.

Somente assim, de forma isenta e objetiva, o criador poderá obter informações para o direcionamento de seus esforços.

Ali, também, se estiver presente, pois que os peixes podem ser remetidos pelo correio, poderá discutir com outros criadores as técnicas bem sucedidas para tanto. Guppy Contest

Da mesma forma, terá a oportunidade de orientar a interessados, iniciantes, respondendo a suas dúvidas, recomendando práticas.

E, também, poderá adquirir exemplares que possam catalisar positivamente os seus esforços, pois são comuns os leilões de matrizes remetidas para o evento.

Acredito que a participação em exposições, apesar de quaisquer argumentos contrários, resultantes de imperfeições incontornáveis, quando se trata de julgamentos humanos, é indispensável para o criador sério, além de poder proporcionar momentos de muitíssima emoção e satisfação pessoal.

Exemplo de CLASSES

A tabela exemplificativa a seguir se refere às classes, ou seja, conjuntos de julgamento, para um Contest da IFGA. Vê-se que há um agrupamento de classes, por Tank (aquário), Delta, Veil, Female e Breeders. Exposições de menor importância poderão ter menor número de classes.

Tank, ou seja, aquários, consiste de dois machos semelhantes. Neles o que se busca, principalmente,é a semelhança, indicativa de consistência na linhagem.


Breeders, para machos, consiste de cinco machos semelhantes. Nestas, considerada a beleza do exemplar, se busca a padronização dos exemplares, uma garantia de boa carga genética. No caso de fêmeas, são três, também parecidas entre si.


Delta e Veil se refere ao tipo de cauda dos exemplares, julgados individualmente.


Novice é para qualquer um que não tenha se classificado anteriormente em outro contest entre os quatro primeiros lugares de classe.


Junior é para menores até 16 anos que tenham criado seus próprios peixes.

Tank Classes Delta Classes Veil Classes
Red Red Body / Eye Color
Blue Blue Half Black Body
Green Green Snakeskin Body
Black Black Solid Caudal
Multi Multi Variegated Caudal
AOC AOC Novice
- - Junior
Yellow Yellow Female Classes
Purple Purple Red
Albino (Red) Albino (Red) Blue/Green
Albino (AOC) Albino (AOC) Black
Bronze Bronze Gold
Gold Gold AOC
Half Black Green Half Black Green Half Black AOC
Half Black Red Half Black Red Half Black Red
Half Black Blue Half Black Blue Bronze
Half Black Pastel Half Black Pastel Albino
Half Black AOC Half Black AOC Novice
Half Black Yellow Half Black Yellow Junior
Half Black Purple Half Black Purple Breeders
Red Bicolor Red Bicolor Males (5 matched)
Blue/Green Bicolor Blue/Green Bicolor Females (3 matched)
AOC Bicolor AOC Bicolor Breeder classes = all colors combined
Snakeskin Solid Snakeskin Solid
Snakeskin Variegated Snakeskin Variegated  
Single Swordtail Single Swordtail  
Double Swordtail Double Swordtail  
Novice Novice  
Junior Junior  

As classes, dentro desses conjuntos, ou seja, os peixes que serão julgados, competindo entre si, são identificados pelas respectivas cores, Red (vermelho), Blue (azul), Multi (formado por três cores, no mínimo), snakeskin (cobra), AOC (qualquer outra cor, que não as identificadas). Podem também ser constituídas por formato menos comum de cauda Single Swordtail (espada simples), Double Swordtail (espada dupla). Ainda há a possibilidade de serem classificados, conforme consta da Classe Véu (veil class), por padronagem, tal como Half Black (corpo meio preto), etc....

 

Julgamento

Os guppies em exposição são julgados com base em uma tabela de pontos da IFGA:

SISTEMA DE P0NTUAÇÃO DA IFGA - International Fancy Guppy Association
SEXO MACHOS FÊMEAS
ELEMENTO CORPO DORSAL CAUDAL CORPO DORSAL CAUDAL
TAMANHO
8
8
11
11
7
11
COR
8
8
11
4
6
11
FORMA
5
5
10
11
4
5
CONDIÇÃO
4
4
5
4
3
5
TOTAL
25
25
37
30
20
37
AMBOS SEXOS
COMPORTAMENTO
5
SIMETRIA
8
TOTAL GERAL
100
100

 

Tamanho do Corpo - Machos

Desenho corpoO padrão define um tamanho ideal, de 3,2 cm. Esse tamanho receberá o maior número de pontos, 8 neste caso. Um corpo menor, digamos de 2,5 cm receberá 6 pontos, por exemplo. Note que as fêmeas devem ser maiores e, além disso, nelas o tamanho do corpo tem maior importância (já que é aí que residem os filhotes). Uma fêmea de tamanho de corpo ideal, de 5,70 cm ou maior receberá 11 pontos por isso.

Cor do Corpo

A cor do corpo, numa classe sólida, deve igualar a da dorsal e da caudal e estender-se ao máximo até a cabeça. O mesmo prevalece para guppies com padronagens, tal como o snakeskin. Se o peito do guppy não for colorido, o que não é incomum, isso lhe retirará alguns pontos, do total de 8, possíveis. A intensidade da cor também é importante, um vermelho desmaiado terá menos pontos do que um vermelho forte. Uma padronagem fechada terá mais pontos do que uma com falhas ou não bem definida. Manchas de cor ou intensidade diferentes, também diminuirão a contagem.

Forma do Corpo

O corpo deve ser arredondado, sem calombos ou convexidades e não curvado. Não deve haver depressões após os olhos. Visto de cima, o corpo deve ser reto, sem deformidades na espinha dorsal. O pedúnculo deve ser forte, na proporção de duas unidades de altura para três de comprimento.

Condição do Corpo

Não deve haver sinal de doenças ou escamas faltando. Os olhos devem ser claros e normais, sem protuberância excessiva. As guelras devem ser iguais e bem desenvolvidas. Deformidades no corpo, tal como olhos faltando, barriga encolhida, etc... devem ser penalizadas com expressiva exclusão de pontos.

Tamanho da Dorsal

O tamanho ideal da dorsal depende classe, na Delta, por exemplo, a dorsal deve idealmente ter 2,4 cm de comprimento, por 0,8 cm de altura. Isso, é claro depois será visto em proporção com o tamanho do peixe, para que se avalie, também, a harmonia do formato geral.

Cor da Dorsal

Novamente são importantes não apenas a intensidade da cor ou da padronagem, mas também a densidade ou quantidade da cor, que deve ser a mesma da caudal.

Forma da Dorsal

A forma da dorsal será de um paralelogramo de 3 unidades de comprimento por uma de altura, na classe Delta, de 4 unidades de comprimento por uma de altura na classe Véu e de cinco unidades de comprimento por uma de altura na classe Cauda de Espada. Pontos serão retirados, quando a dorsal não for um paralelogramo perfeito, seja por curvaturas, faltas de pedaços ou outras deformações.

Condição da Dorsal

Aqui deve ser verificado se algum raio não excede a borda, se as bordas são lisas, se os cantos são arredondados, se não há rasgos.

Tamanho da Caudal

A caudal deve ter o mesmo tamanho do corpo. Assim, o máximo de pontos [11] somente será dado quando, além de proporcional, tiver, 3,2 cm de comprimento. A pontuação será maior quando proporcional ao tamanho do corpo, mas será menor, quando menor for o corpo.

Cor da Caudal

A cor da caudal terá pontos para a intensidade e Cauda Deltapara a densidade de cor. Uma caudal com cor intensa, mas em que haja um clareamento nas extremidades, terá pontos retirados por essa falha. Manchas devem ser consideradas como falta de cor, na área em que se encontrem, e assim penalizadas, também.

Forma da Caudal

A caudal, na classe Delta, por exemplo, deve compor um triângulo isóscele, com um ângulo entre 60 e 70 graus. Um ângulo de 55 graus terá 2 pontos, menor do que isso será desclassificado. Ângulos de 75 graus ou mais vão receber um ponto. Qualquer diferença da forma triangular, tal como pedaços sobrando ou faltando implicarão em retirada de pontos.

Condição da Caudal

Usa-se os mesmos critérios vistos para a dorsal.

Comportamento

Um peixe descansando no fundo do aquário, prostrado, terá o mínimo de pontos, um se movimentando, saudável, terá quase o máximo, um que demonstre energia e disposição, terá o máximo.

Simetria

A simetria se refere à harmonia do conjunto. É algo que se encontra quando o todo é maior do que a soma das partes, formando um conjunto agradável. Uma simetria excepcional terá o máximo de pontos, uma desarticulação entre as proporções das partes terá tantos menos pontos quanto maior for o desequilíbrio.

 

Conclusão

O padrão estabelece o retrato do guppy ideal, virtual. O sistema de pontuação, reconhecendo a impossibilidade de se ter esse guppy, valoriza os aspectos mais importantes, no entender dos estudiosos. Dessa forma, quem estiver criando com o objetivo de se classificar bem nas exposições, terá, necessariamente, que enfatizar as características mais valorizadas no guppy. Quem tiver seus guppies com deficiências no tamanho e cor da nadadeira caudal, por exemplo, terá poucas chances nos contests. O padrão, estático, direciona o trabalho dinâmico de "engenharia" genética dos criadores, no sentido do guppy perfeito.