Carlos Cabral Beserra

Carlos é não apenas um criador excepcional, com reconhecimento mundial, mas é acima de tudo uma pessoa plena de grandeza em todos os gestos e iniciativas. Uma das minhas alegrias é ver, todos os dias, os peixes que batizamos de Coral Sankeskin Filigram, lindíssimos, por ele produzidos.

Nunca esquecerei de outras linhagens que dele recebi, tal como uns verdes foscos escuros enormes e outros tantos, que acabei por perder ao longo dos anos, por inépcia.

Carlos, engenheiro, carioca, é um dos mais ativos da turma do Rio de Janeiro.

Rodrigo Ziviani

Rodrigo, engenheiro, mineiro, construiu a comunidade formal dos criadores nacionais, com a fundação do Clube dos Criadores de Guppies, hoje um dos mais importantes do mundo.

Sempre na vanguarda, mantém e produz linhagens belíssimas, que podem ser vistas em seu site.

Valdu E.F. de Carvalho

Valdu, advogado, paulista, de Santos, é um artista com obras vivas. Seus Blues seus HB Reds são efetivamente superlativos.

Tenho a sorte de manter alguns de seus descendentes em minhe estufa. É sempre um prazer admirá-los.

 

 

Edison Marques

O Edison, professor universitário que nos deixou há alguns anos, era superdotado no que respeita a trato de peixes ornamentais, quaisquer que fossem. Possuía "uma mão para os peixes...". Contrariava as leis naturais, com práticas que, com ele, funcionavam maravilhosamente.

Ainda tenho comigo os descendentes dos HB Red que adquiri em visita que lhe fiz, no interior de São Paulo. São enormes e lindos.

Na foto, recebendo um dos merecidos troféus da exposição em ....

Agostinho Monteiro

Agostinho é o "motor" do hobby. Conhece a todos, todos o conhecem. Ajuda os iniciantes sem preocupação com custos ou qualquer outra. Cria eventos, inventa modas: tudo para ampliar o hobby.

Aqui, o primeiro da esquerda em uma foto, em um momento de descanso em um evento a que compareci no Rio de Janeiro, juntamente com Carlos Beserra e Wilson Vianna.

O evento, com palestras e exposição, foi um sucesso de público. Uma medida da sua popularidade no meio pode ser atestada pelo fato de que até o taxista que me levou ao local o conhecia e tinha sido incentivado a criar guppies por ele.

Márcio Sá

Aqui, todo orgulhoso, com seus aquários impecavelmente limpos e uma profusão de post its, com anotações de todos os mínimos detalhes da criação, está o Márcio....

Igor

Guppy HB PastelEntre as possibilidades de alimentos vivos, destacam-se as larvas de mosquito , as dafnias e as enquitréias. É muito fácil, no verão, criar uma cultura das primeiras, simplesmente deixando um recipiente com água e alguma terra no fundo, em local aberto. Já as dafnias são mais difíceis de manter, mesmo em recipientes grandes: elas surgem e desaparecem quase que aleatoriamente. Enquitréias, cultivadas em caixas fechadas, proporcionam maior regularidade de produção.

 

 

Meus colegas do GuppySul

Aqui um pequeno grupo de cridores gaúchos, recepcionando o ...... de Santa Catarina. A foto é no sítio onde mantenho a minha estufa. Da esquerda para a direita: atrás e sentados Eduardo e Fábio, na primeira fila, Marco, Rafael - de Santa Catarina - e ....

Meus colegas Gaúchos SC