Introdução

O Betta original, que povoava pequenos lagos e valas, na Tailândia guarda semelhança com o sofisticado exemplar que vemos hoje. De resto, as mudanças estruturais e de padronagem que foram obtidas ao longo do tempo, em trabalhos de seleção genética, o tornaramHalf Moon Opaco excepcionalmente mais bonito, fazendo com que seja um dos mais frequentes habitantes de nossos aquários, em todo o mundo.

Os criadores não param de buscar em cruzamentos propositivos novas variedades, mais imponentes, mais coloridas, mais exóticas. O Half Moon (meia lua), da foto ao lado, é um exemplo disso, com sua caudal de 180 graus de angulação.

As caudas

Cauda de Véu

É a cauda longa mais comum, normalmente vista nos Bettas de lojas.

Cauda em Delta

A cauda tem a forma de um delta, a partir do pedúnculo caudal. A amplitude é medida em graus, podendo variar entre 50 a 70 graus. Veja foto.

Super Delta (SD)

É mais larga que a cauda em delta, usualmente dos 70 a 120 graus. Veja foto.

Ultra Delta

Mais ampla, ainda, dos 120 aos 170 graus (não oficial).

Half Moon (HM)

Tem o formato de uma meia lua. Cauda com 180 graus, em que os raios têm o mesmo comprimento.

CLICK AQUI PARA VER UMA DESCRIÇÃO EM FIGURAS.

Double Tail

A cauda é naturalmente cortada ao meio, formando dois lobos caudais. O corte deve iniciar imediatamente após o corpo. A nadadeira dorsal de um double tail é ampla. Veja foto.

Crowntail (CT)

Cauda em que os raios se projetam além do final da cauda, formando um padrão semelhante ao de uma coroa. Veja os tipos.

Nos bettas selvagens a nadadeira é curta, semelhante a de nossa fêmeas atuais. Todos os outros tipos de caudas são mutações que afetaram as caudas curtas originais. Alguns desses genes são herdados como simplesmente dominantes, enquanto outros parecem estar associados ao sexo e a pares cumulativos.

 

Cruzamentos de diferentes caudas
Pai Mãe Filhos
Cauda curta Cauda longa (Véu) 100% Cauda longa (gene Cauda curta)
Cauda curta Cauda longa (gene Cauda curta) 50% Cauda Longa (gene Cauda curta), 50% Cauda curta
Cauda longa Cauda dupla 100% Cauda longa (gene cauda dupla)
Cauda longa (gene Cauda dupla) Cauda longa (gene Cauda dupla) 75% Cauda longa(67% gene cauda dupla), 25% Cauda dupla

A formação das nadadeiras é um aspecto muito importante na avaliação dos Bettas. Quanto mais subdivisões houver nos raios da cauda (e também nas nadadeiras anais e dorsais) maior será a expansão da nadadeiras. Isso ajudará a dar um melhor suporte e as nadadeiras terão maior beleza e extensão, mesmo quando não "armadas".

No causo do Half Moon, podemos ter divisões primárias, secundárias, terciárias e até quaternárias. Assim, um raio apenas pode resultar em 16 divisões no final.

As Cores

Há sete padronagens de cor reconhecidas para os Bettas: (1) Cores Sólidas, (2) Bicolorido, (3) Camboja, (4) Borboleta (butterflly), (5) Camboja Borboleta, (6) Mármore (marble), (7) Multicolorido, com as quais é possível criar mais de 26.000 variedades.

Cores Sólidas

Qualquer cor sólida recobrindo todo o corpo e as nadadeiras. As reconhecidas são vermelho, preto, azul, amarelo, azul metálico, verde, turquesa, claro e branco (albino). Note o preto Melano, real, e o preto Black Lace, nas figuras ao lado.

Bicolorido

O corpo do peixe é de uma cor, enquanto as nadadeiras são de outra cor. O corpo e as nadadeiras podem ser de qualquer das cores sólidas reconhecidas já mencionadas. Para efeito de exposições, há dois tipos de Bettas bicoloridos: corpo escuro com nadadeiras claras e corpo claro com nadadeiras escuras. Em ambos os casos, apenas duas cores podem aparecer no peixe e precisam ser bem definidas e com alto contraste.

Camboja

Um corpo cor-de-rosa salmão ou branco com nadadeiras coloridas, mais frequentemente vermelhas. É um subgrupo destacado dos bicoloridos.

Borboleta (Butterfly)

O corpo pode ser de qualquer cor e esta cor parcialmente se mistura nas nadadeiras. O resto das nadadeiras são claras ou brancas. O Borboleta perfeito é tido quando há um corpo colorido com uma mistura de branco nas nadadeiras e, então, finalmente uma banda da cor do corpo na borda da nadadeira. Algumas combinações desta última hipótese são: corpo vermelho, banda branca, borda vermelha ou verde, branco, verde, azul, branco, azul. Enfatiza-se o contraste e a definição das bandas, bem como a formação de uma oval em torno do corpo.

Camboja Borboleta

A padronagem é a mesma da Borboleta padrão, mas o corpo é cor-de-rosa salmão ou branco, enquanto as nadadeiras podem ser uma combinação de qualquer cor sólida e branco.

Mármore

Betta MármoreAs cores são misturadas sem qualquer margem definida entre o corpo e as nadadeiras. Há dois tipos de Mármore, o Mármore tradicional ou Piebald, que é um peixe com corpo escuro com uma cabeça ou face branca e falta das cores vermelho, verde, azul e azul metálico, e o Mármore Colorido. As nadadeiras do Mármore Colorido podem mostrar uma mistura de vermelho, verde, azul e azul metálico, mas a face e o queixo devem permanecer brancos ou cor-de-rosa salmão. O corpo e as nadadeiras devem apresentar pelo menos duas cores e para efeitos de exposição, elas devem conter um contraste de uma mistura de claro e escuro. Embora os Celofanes sejam considerados uma variante do Mármore, não são assim classificados fenotipicamente.

Multicoloridos

Para efeito de exposição, os peixes que não se enquadram em qualquer outra padronagem reconhecida são classificados como Multicoloridos. Essa classificação corresponde, nos guppies, ao AOC (any other color). Esses Bettas têm duas ou mais cores que devem apresentar um alto contraste entre si.

Cores Sólidas

Vermelho

Bettas de qualidade expõem um vermelho cereja brilhante. Qualquer sinal de iridescência ou cor opaca é uma falta séria.

Preto

A cor ideal de um Betta preto é a cor da Molinésia negra. É, tal como o verde, a mais difícil de se obter, devido ao fato de que as fêmeas Melano são inférteis. Cruzar linhagens Black Lace férteis com Melano têm produzido fêmeas Melano inférteis e fêmeas Pretas normais. Muitos têm utilizado fêmeas Azul Metálico enquanto outros empregam fêmeas Azul Real e, assim, não é incomum haver alguma iridescência presente. O verdadeiro Preto Melano é um desafio.

Preto Normal (Black Lace)

Black Lace é um tipo de Betta preto translúcido. Essa variante é muito menos desejável do que a Melano.

Azul Real (Royal Blue)

Muitos Bettas jovens azul real têm uma tonalidade vermelho desmaiado, que perdem com a idade. Isso é denominado perda de vermelho (não-vermelho). Não-vermelho também ocorre em azul metálico, turquesa e verde.

Azul Metálico (Steel Blue ou Gunmetal Blue)

Esta cor tem uma iridescência prateada, quando comparado ao azul real.

Amarelo

É desejável um amarelo limão brilhante. Cores pálidas ou amarronzadas são desvalorizadas.

Turquesa

O ideal é uma tonalidade escura de turquesa. Muitas vezes é difícil conseguir uma cor consistente em todo o peixe. O preferível para exposições é uma tonalidade de azul, ao invés de verde ou amarelo. Peixes com cores próximas a turquesa são frequentemente encontrados em ninhadas de Azul Real e Azul Metálico.

Verde

O bom Betta verde tem tonalidade escura. Escuro é desejável quanto a tonalidades claras. Lamentavelmente, verde é a menos fixada das cores únicas, porque tem uma tendência a variar em matiz de peixe para peixe. Não deve ser confundido com turquesa que é mais próximo do azul.

Verde Verdadeiro

Bettas que apresentam um verde bem escuro "de floresta" são desejáveis em relação ao verde comum.

Claro (clear)

Um corpo e nadadeiras transparentes, sendo que a cor dos órgãos podem fazer com que o peixe pareça cor-de-rosa. A presença de qualquer outra cor é considerada falta.

Celofane

Um Betta com pele transparente e nadadeiras perfeitamente transparentes. Os olhos são pretos, não vermelhos.

Albino

Tal como o Celofane, estes são Bettas sem cor no corpo e nas nadadeiras. A diferença é que os olhos também não têm cor e parecem vermelhos.

Cores Pastel

Pastel AzulAs cores Pastel incluem o Pastel Branco, o Pastel Azul e o Pastel Verde. Todas elas são destituídas de qualquer base de cor escura. Por vezes os pasteis são confundidos com opacos, mas nos verdadeiros pasteis o pigmento opaco é limitado.

Pastel Branco (White Pastel)

Um branco pálido é desejável nas exposições. É mais fácil ver através das nadadeiras de um Betta pastel do que de um Opaco, em razão da menor quantidade de pigmento opaco.

Pastel Azul

Um azul claro do céu é perfeito. Pastel Azul não devem mostrar qualquer outra tonalidade de azul, não importando quanto.

Pastel Verde

Da mesma forma que nos demais pasteis, nenhuma subcamada escura deve aparecer.

Cores Opacas

As cores opacas são as mesmas de Pastel, ou seja Opaco Branco, Opaco Azul e Opaco Verde. Todas elas são destituídas de camada inferior escura. A diferença em relação às pastéis é um aspecto leitoso que se distribui em todo o peixe, muitas vezes invadindo os olhos.

Opaco Branco

Um branco denso é desejável. A presença de tons não brancos é falta.

Opaco Azul

Um azul claro de talco é perfeito em Opacos Azuis: é praticamente a mesma cor do Pastel Azul, salvo o pigmento leitoso.

Opaco Verde

Assim como nos azuis, um verde claro, de talco, é desejável.

Novas Variedades Reconhecidas

Chocolate

Betta splendens Chocolate parecem marrons, mas na verdade são uma mistura de preto e amarelo. Bettas Chocolate podem ser cruzados com amarelos, que auxiliam na melhoria da cor, tanto dos filhotes de Amarelo quanto dos Chocolate.

Lavanda

Um Betta Lavanda é geneticamente um Camboja com vermelho estendido e uma leve camada de iridescência. A cor lavanda resulta de uma pele clara recoberta com uma camada vermelha e iridescência.

Laranja

Variedade recente. A cor deve ser brilhante.

Púrpura

Bettas Púrpura derivam de cruzamento de azul com vários graus de vermelho misturados.