Introdução

Valas de plantação de arrozUma série de fatores fez com que muitos bettas fossem condenados a viver em jarros de poucos litros. Em primeiro lugar, sua condição de anabantídeo, em que o labirinto lhe permite respirar no ambiente, fora da água, sua disposição calma e, ao mesmo tempo, extremamente agressiva com os outros machos da espécie, mas, não menos importante, a facilidade que os comerciantes encontraram de os vender em "betteiras", pequenas e muito baratas.

É nossa firme convicção que os bettas devem ser mantidos de forma confortável. Quando se fala que os bettas são criados na Tailândia e Camboja em valas de plantação de arroz, logo se imagina que vivam em pequenos buracos no solo, na verdade não é bem assim, como mostra a figura ao lado, obtida da página bettadreans.

Aquários

"Quartel de Bettas" - betta barracksO menor aquário para os bettas machos, em nosso entender deve ter, pelo menos, cinco litros, o que corresponde a um aquário de 20X25X10 cm ou equivalente. Isso não quer dizer que no manejo diário, com inúmeros reprodutores, não se possa mantê-los transitoriamente em recipientes menores.

Ressalvamos também os "quartéis de bettas", como o da figura ao lado, onde o sistema de bateria e de gotejamento com um processador central assegura condições ideais de qualidade da água e temperatura.

Água

O Betta é capaz de se adaptar a uma ampla gama de pHs, dHs, etc... dentro de certos limites. O mais importante é que esses parâmetros sejam estáveis ao longo do tempo, sem mudanças bruscas. Assim, a melhor água possível para seu betta é exatamente a sua água de torneira, de preferência descansada e sem aditivos químicos. É quase impossível promover correções químicas de pH ou de cloro que resultem sempre no mesmo valor final, razão porque é melhor aclimatar os Bettas a sua água de torneira, quando esta apresenta, como é comum em nosso país, valores aceitáveis.

Para os adeptos da "água mineral", cujo emprego só é recomendável em situação de emergência, alertamos para a imensa variação existente nos parâmetros de diferentes marcas, seja na composição, seja no pH. Felizmente, todas as marcas costumam trazer um resumo da análise no rótulo.

Filtros

Há os mais diversos tipos de filtros, com capacidades também diversas. O mais prático é utilizar os filtros de esponja acionados por um compressor de ar, que podem até ser fabricados pelo próprio criador, utilizando esponja de porosidade 18 ou maior e um pedaço de cano de pvc, furado na parte introduzida na esponja. Para um aquário de até 20 litros, um filtro com a dimensão de 10 cm de aresta é suficiente, para um aquário de 40 litros, dois desses filtros ou um de 20 cm.

Aquecimento

Bettas são peixes ornamentais tropicais. Isso implica que o intervalo deBetta Vermelho temperatura em que se sentem confortáveis vai de 20 a 29 graus, sendo o ideal, especialmente para reprodução, 27°C. O ideal é dispor de um aquecedor com termostato, sendo que este poderá ser utilizado por até cinco aquários, se todos forem do mesmo tamanho e a soma das capacidades dos aquecedores não ultrapassar 300 w. Claro está que onde o clima não conta com temperaturas baixas é possível prescindir desses equipamentos, se os aquários estiverem em ambiente que os resguarde de variações de temperatura durante o dia. Lembre-se de que quanto menor o aquário, mais sujeito a flutuações em todos os parâmetros, inclusive neste.

Iluminação

Os peixes em si pouco são afetados pela intensidade da iluminação, desde que não atinja extremos. A iluminação, entretanto, está relacionada à formação de algas, sejam marrons, quando falta, sejam verdes, quando em excesso. Muito embora estas últimas sejam até benéficas, em si, o fato de impedirem a plena observação dos exemplares acaba prejudicando. Portanto, procure chegar a um equilíbrio.

Plantas

MármoreApesar de constituírem um fator de conforto para os Bettas, que se sentirão mais seguros e terão menos compostos orgânicos na água em aquários plantados, as plantas demandam cuidados, a que nem todos estão dispostos.

Os criadores raramente as utilizam.