Introdução

Pote de bolinha para BettaBettas vivem bem com dietas constituídas exclusivamente por rações em bolinhas, desde que de boa qualidade. Três ou quatro bolinhas pela manhã e duas à noite é uma boa medida, embora isso possa variar com o diâmetro delas.

Rações em flocos não deixam de ser uma alternativa, pois existem nas mais diversas formulações, inclusive em formas medicamentosas, mas não costumam ser muito apreciada pelos Bettas.

Todas as condições, tais como a fertilidade, a resistência a moléstias, etc... serão melhoradas com alimentos vivos e frescos.

Hoje em dia, é possível adquirir minhocas floculadas a preços razoáveis, como também é possível criá-las em caixas de isopor, mesmo em apartamentos. É relativamente fácil fazer farinha de minhoca.

Estudos relacionados a guppies, demonstraram que o coração de boi é particularmente útil para favorecer o desenvolvimento e a fertilidade e também contribui para uma maior expectativa de vida. É possível preparar diferentes receitas de patê com esse componente, cuja única desvantagem é exigir um cuidado adicional na limpeza dos aquários.

Alimentos vivos

Entre as possibilidades de alimentos vivos, destacam-se as larvas de mosquito , as dafnias e as enquitréias. É muito fácil, no verão, criar uma cultura das primeiras, simplesmente deixando um recipiente com água e alguma terra no fundo, em local aberto. Já as dafnias são mais difíceis de manter, mesmo em recipientes grandes: elas surgem e desaparecem quase que aleatoriamente. Enquitréias, cultivadas em caixas fechadas, proporcionam maior regularidade de produção.

Alimentos Congelados e Liofilizados

Na falta de alimentos vivos, uma alternativa são as "blood worms" e tubifex liofilizados (desidratadas a frio) ou as artêmias salinas congeladas.

Bloodworms são larvas de mosquito, pequenas minhocatubifexs vermelhas com tamanho em torno de um centímetro. Podem surgir em tanques de água parada a que os mosquitos tenham acesso. Normalmente se escondem em uma espécie de casulo, no fundo, mas, por vezes, se soltam na água, com movimentos sinuosos. Os bettas as apreciam muito.

Tubifex são minhocas mais compridas e finas, que costumam se acumular em "bolas", como a da figura ao lado, e são encontradas em águas poluídas.

Limpeza

Nunca deixe restos de comida em seus aquários. Mesmo os melhores filtros podem criar "zonas mortas" em que os detritos se acumulam. O sifonamento da sujeira do fundo dos aquários, associada a trocas parciais da água, é uma atividade indispensável para manter peixes saudáveis.